Telecentro
Acessibilidade    Fale Conosco    Mapa do Site
Manaus, 21 de agosto de 2018
30/05/18 | 8:11
Semed divulga resultado de concurso para escola do logotipo da VI Feira de Ciências da rede

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) escolheu o desenho vencedor que será utilizado como logotipo da VI Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, que acontece no mês de setembro. A seleção foi realizada por meio de concurso entre os alunos da rede municipal de ensino e a vencedora foi a aluna Samira Silva da Costa, 14 anos, do 9º ano do Ensino Fundamental, da Escola Municipal Dom Jacson Damasceno.

O concurso aconteceu entre março e abril de 2018, reunindo desenhos de 180 estudantes de todas as modalidades de ensino. Iasmim Moura de Lima, 13 anos, aluna do 7º ano da Escola Joaquim Gonzaga Pinheiro e Gustavo do Nascimento Silveira, 9 anos, estudante do 4º ano da Escola Municipal José Wandemberg foram o 2º e 3º lugar do concurso, respectivamente.

Vencedora da disputa Samira ficou surpresa e, ao mesmo tempo, feliz com o resultado.  “Eu não esperava vencer, porque sabia que meu desenho iria concorrer com vários outros e, também, porque fiz algo bastante simples. Mas consegui”, disse.

O desenho de Gustavo, 2º lugar, ensina como as pessoas podem preservar o meu ambiente e, segundo ele, a ideia é conscientizar a sociedade sobre o risco do descarte  de lixo em lugares indevidos. “Meu desenho pedi para que as pessoas preservem o meio ambiente, não jogando lixo na rua,  na calçada, por exemplo”. Já a 3º colocada, Iasmim, mostra como a ciência e tecnologia podem ajudar pessoas com deficiências.

A premiação dos três vencedores será realizada na abertura da 6ª Feira de Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental da Semed, no dia 28 de setembro, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da Semed. Os três alunos  receberão troféu, medalha e tabletes durante a solenidade.

A feira já faz parte do calendário da secretaria e busca expor projetos pedagógicos em todos os segmentos nas áreas das Ciências, Tecnologia e Educação Ambiental, relacionados ao Tema: “Ciências para a Redução das Desigualdades: projetos educacionais sustentáveis”.

Além disso, a atividade tem a intenção de conscientizar os alunos da rede sobre a importância da pesquisa científica no meio acadêmico; incentivar e divulgar práticas científicas e tecnológicas e proporcionar momentos de estudos e debates acerca da pesquisa.

A atividade, organizada pela Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed e divida em três fases: a primeira acontecerá de maio a julho nas Divisões Distritais Zonais (DDZs); a segunda etapa será realizada no período de 25 de agosto a 01 de setembro de 2018 e terceira, quando os finalistas das fases anteriores apresentam trabalhos e projetos desenvolvidos nas escolas acontecerá, no dia 28 de setembro.

Texto: Emerson Santos

Fotos: Lton Santos