20/01/18 | 8:23
Professores do Cmei Rita Veloso passam por formação sobre Linguagem Digital

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) tem investido no uso de ferramentas tecnológicas no processo de ensino e aprendizagem dos 240 mil alunos matriculados na rede municipal de educação. Como parte desse trabalho, professores do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Rita Veloso, localizado no bairro Cidade Deus, zona Leste de Manaus, passaram por uma formação, na tarde desta sexta-feira, 01/12, para aperfeiçoar o uso das mesas digitais disponíveis na unidade de ensino.

A expectativa é que em 2018 esses profissionais utilizem esses equipamentos para oferecer um ensino mais interativo e antenado com as novas tecnologias aos alunos da unidade, que oferece turmas de Educação Infantil para crianças de 4 e 5 anos de idade.

A formação, uma iniciativa da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE) da Semed aconteceu na própria escola e contou com a participação de oito professores. Além da oficina, o laboratório passou por uma reestruturação para melhor atender as necessidades da unidade e manutenção das máquinas e rede elétrica.

A formadora Suziane Lopes da GTE foi a responsável pelas orientações e adiantou que as formações continuarão em 2018. Ela conta que dominar essas ferramentas e a utilização das mesmas será muito útil para o trabalho diário dos professores e destacou os planos para o ano que vem.

“Essa oficina teve finalidade de trabalhar a linguagem digital. Além da mesa, mostramos para eles o aplicativo Tuxpaint, como maneira complementar.”.

A professora do Eliane Oliveira, que dá aula para turmas do 1º período, nos turnos matutino e vespertino, contou que a formação foi muito produtiva e que tais recursos permitirão maior contato todos os atores educacionais. “Na sala de aula agora, os alunos vão poder ter acesso a cores, animais de uma forma mais divertida, além de aumentar a própria interação entre os alunos e os professores”.

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Divulgação/ Escola