08/03/12 | 16:00
Escolas Municipais da Zona Norte recebem Telecentros

Visando um maior investimento na inclusão digital de alunos, pais e comunitários, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), entregou nesta terça-feira, (6), mais três Telecentros nas Escolas Municipais: Ana Sena Rodrigues (Terra Nova II), Nina de Araújo Costa Lins (Monte Pascoal) e Aristóphanes Bezerra de Castro (Cidade de Deus).

“Com o objetivo de melhorar o desempenho do ensino em nossa cidade 219 escolas municipais serão contempladas com a implantação de Telecentros. O Telecentro é uma oportunidade para os pais que não sabem manusear o computador e a internet, além de ser uma ferramenta que vai tirar as crianças das lan houses e colocá-las em um local seguro que é o ambiente escolar, melhorando dessa forma a formação educacional de nossos alunos”, enfatizou em seu discurso o Secretário Municipal de Educação, Mauro Lippi.

A gestora da Escola Ana Sena Rodrigues, Monique Brito de Lima, destacou que com a implantação do Telecentro a escola estará promovendo a inclusão digital.

Inauguração do Telecentro na Esc. Mun. Ana Sena Rodrigues

“Estaremos realizando a inclusão digital de nossos alunos, pais e comunitários, além de serviços e ferramentas que enriquecerão o cotidiano da comunidade”, afirmou a gestora.

Ajudar e motivar os demais alunos na utilização do computador é um dos objetivos do aluno monitor do 8° ano, Raimundo Eric, 14. “Teremos uma sala equipada de informática que motivará os alunos a utilizarem a internet para pesquisas e estudos”, explicou o aluno.

“É maravilhoso esse apoio da Prefeitura, sem o Telecentro os nossos alunos estariam fazendo parte do grupo dos excluídos digitais. Com essa nova sala alunos e comunitários terão acesso fácil às ferramentas tecnológicas”, ressaltou a gestora da Escola Municipal Nina Lins, Nazide de Souza.

Para o pai de aluno e comunitário Augusto César, 43, o novo espaço tecnológico reduzirá os seus custos com lan houses para os filhos. “Será muito importante para minha família, quando os meus filhos precisavam fazer pesquisas e realizar seus trabalhos tinham que ir às lan houses. Agora, eles não precisam mais me preocupar com isso, eles poderão fazer suas pesquisas dentro da escola e de forma gratuita”, afirmou o pai.

Animados e ansiosos para a implantação do Telecentro, alunos, pais e professores da Escola Municipal Aristóphanes Bezerra de Castro receberam com muita alegria a comitiva de inauguração da Semed.

Inauguração do Telecentro da Esc. Mul. Aristóphanes Bezerra de Castro

“O Telecentro representa um grande avanço para a nossa comunidade. Para a nossa escola foi um grande ganho. Pela primeira vez os nossos alunos terão acesso à internet no ambiente escolar, eles estão muito ansiosos por isso”, destacou a gestora, Francineide Bento.

A aluna do 9° ano, Ana Lúcia Monteiro, 15, relatou a importância desse espaço na escola. “Eu achei ótimo a inauguração do Telecentro. Muitas vezes precisávamos fazer pesquisas na internet e tínhamos que procurar lan houses”, afirmou a aluna.