30/05/18 | 7:45
Escola municipal ribeirinha recebe kit tecnológico do projeto Aula Digital

As ferramentas tecnológicas obtidas pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do projeto da Fundação Telefônica Vivo, Profuturo Aula Digital, não serão privilégios apenas dos alunos da rede pública municipal que vivem na zona Urbana de Manaus. Nesta sexta-feira, 23/3, foi a vez das unidades da Zona Rural Ribeirinha da cidade começarem a receber a maleta tecnológica.

A Escola Municipal Nossa Senhora do Carmo, situada às margens do Rio Amazonas, no Paraná da Eva, foi a primeira unidade ribeirinha a receber o kit com tablets, notbooks, projetor e tela de projeção, que vai ser utilizado por 36 alunos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental Anos Iniciais, da unidade.

A cerimônia de entrega contou com a presença da subsecretária de Gestão Educacional, Euzeni Trajano, representando a secretária municipal de Educação, Kátia Schweickardt, do presidente da Fundação Telefônica Global e da Fundação Profuturo, Cesar Alierta, o presidente da Fundação Telefônica no Brasil, Américo Mattar, executivos da empresa, técnicos da Semed, além de professores, alunos, membros da comunidade, e representantes da Fundação Vitória Amazônica (FVA), que puderam apreciar a apresentações culturais de boi-bumbá.

Durante os discursos, todos lembraram da importância de levar educação de qualidade aos locais mais periféricos do mundo, sendo essa uma importante ferramenta na democratização da educação. Para a subsecretária Euzeni Trajano, o momento é um marco na história da Educação Pública Municipal. “Nós nos sentimos muito honrados de poder cumprir esse sonho, de levar conhecimento às regiões mais longínquas, fazendo acontecer nas nossas comunidades ribeirinhas. Esse é um trabalho belíssimo, que agrega muito as nossas metas”.

Para Cesar Alierta, lembrou que com os kits, os alunos da Semed terão acesso a educação similar aos grandes centros urbanos do mundo. Ele também considera que, nos dias atuais, o conhecimento digital é muito importante.

“Eu saio daqui muito emocionado por ver a alegria das crianças, recebendo esse incentivo ao ensino tecnológico. Vou me lembrar para sempre desse momento. Inclusive, em abril, vou visitar o Papa Francisco e mostrar as imagens desse dia para ele”, ao relatar que a ideia do projeto, que atende, ainda, municípios do Estado de Sergipe, surgiu de um pedido do pontífice.

O gestor da unidade, Wesley Alencar, contou que todos na escola estavam na expectativa por esse material. “A escola, os alunos, a comunidade, todo mundo estava esperando esse kit. Nós fomos uma das primeiras escolas selecionadas e desde então participamos de todas as formações”.

O kit

Um dos diferenciais desse kit recebido pela escola é que ele funciona independente ao acesso a internet, isso porque é criada uma rede interna entre os aparelhos, que permite que eles se comuniquem, estando todo o conteúdo necessário para o ensino contido no aparelho. Outra vantagem é que, dependendo da necessidade, novos conteúdos podem ser inseridos. A gerente da Gerência de Tecnologia Educacional (GTE), Aldemira Câmara, falou sobre a necessidade da inserção dessas inovações, principalmente para a Educação no Campo.

Professora na unidade há quase 15 anos, Aldenora Farias, falou sobre como os equipamentos serão úteis para o dia a dia da escola. “Fica mais fácil agora trabalhar esse conteúdo, porque tínhamos algumas dificuldades de conexão, até por trabalhar com salas multisseriadas aqui no campo. Vamos poder juntar o útil ao agradável, uma vez que todo conteúdo já está dentro do equipamento”.

Depois de ver a apresentação e conhecer um pouco mais sobre a proposta do projeto, Aldenizia Lopes, 30, mãe do aluno do 4º ano do Ensino Fundamental, Abrahão Monteiro, 9, considera que agora as crianças atendidas pela escola tem mais um motivo pra acreditar num futuro melhor. “As crianças estavam precisando muito desse estimulo e eu espero que com esse material eles tenham um futuro melhor e que as vidas deles deem um salto de qualidade”.

Texto: Alexandre Abreu

Fotos: Lton Santos