13/11/16 | 19:50
Educadores das secretarias Municipal de Educação participam do Seminário BNCC

Educadores das secretarias Municipal de Educação (Semed) e Estadual de Educação (Seduc), que fazem parte da Comissão Estadual de Mobilização da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), participaram de uma formação, na manhã desta quarta-feira, 29, na sede Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), no conjunto Vila Amazonas, zona Centro-Sul. O grupo de trabalho está responsável pela organização e coordenação do Seminário Estadual da BNCC Amazonas, que acontecerá nos dias 27 e 28 de julho, em Manaus. No grupo estão inseridas 64 pessoas, sendo 30 pedagogos, assessores pedagógicos, professores e gestores escolares da Semed, os demais profissionais são ligadas a Seduc.

A BNCC é um documento que visa sistematizar o que é ensinado nas escolas do Brasil inteiro, englobando todas as fases da educação básica, desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. Trata-se de uma espécie de lista com os objetivos de aprendizagem de cada uma das etapas de sua formação nas áreas de Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas.

De acordo com a secretária executiva da Undime Amazonas, Silleti Lyra, a formação é importante para os secretários, coordenadores e relatores para se apropriarem do documento da BNCC, que está na segunda versão e para eles terem um panorama geral do que vai acontecer durante o seminário. “Hoje, está sendo apresentando a segunda versão do documento, os seus eixos, os objetivos dos componentes curriculares e a metodologia de trabalho do seminário”, informou ao destacar que haverá outro momento de formação para o seminário, mas que será destinado somente para os educadores da Semed.

A gerente de Formação Continuada da Semed e membro do Comitê regional do BNCC Amazonas, Rosane Xavier de Freitas, o seminário será importante para reavaliar todas as propostas e sugestões postas na primeira e segunda versão do documento da Base. “Será importante para verificar o que a gente pode avançar mais e olhar se realmente isso que está sendo exposto na segunda versão deste documento é o que realmente queremos como currículo para o nosso país”, explicou.

O seminário ainda contará com a realização de plenária para exposição das discussões desenvolvidas nos Grupos de Trabalhos. Depois do evento que reunirá estudantes, pais, professores, coordenadores pedagógicos da rede municipal de Manaus e municípios do estado do Amazonas, todas as contribuições e propostas sugeridas serão copiladas e postas em um documento que, em seguida, será encaminhada para aprovação e análise do Conselho Nacional de Educação para a conclusão e criação do documento final da BNCC.

Texto: Emerson Felipe

Foto: Lton Santos