30/05/18 | 8:09
Coordenadores de telecentros participam de formação sobre linguagem de programação

Coordenadores de 60 de escolas da rede municipal de ensino participaram, na manhã desta quinta-feira, 17/5, da formação Scratch Day, projeto do Lifelong Kindergarten do Media Lab do Massachusetts Intitute of Technology (MIT), que trabalha linguagem de programação para crianças. A formação foi oferecida pala Gerência de Tecnologia Educacional – GTE.

A formação que trabalha programas como Java, Swift, Pythons, Ruby, Perl e Java Script entre outros, tem como objetivo incentivar o desenvolvimento de habilidades digitais e a elaboração de projetos através de software, com criação de projetos, socialização e avalição da ferramenta.

Este foi o primeiro da série de eventos que acontecerão, onde os coordenadores passarão por diferentes formações dentro da linguagem de programação para crianças. A coordenadora pedagógica do GTE, Ieda Santana, falou da importância do Scratch Day.

“Os coordenadores são chamados a serem multiplicadores de ações inovadoras com o uso das tecnologias nas escolas. Daí reside à importância de um constante processo de formação, esse momento intitulado de Scratch Day é mais um momento significativo de nosso calendário de formação”.

Os coordenadores participantes ajudam na construção e multiplicação do conhecimento, levando as informações para os alunos em sala de aula, como fala a professora Luciana Martins. “Através do Scratch podemos ativar o raciocínio lógico dos alunos. Podemos ter uma noção de programação, criatividade, e como usar isso de forma lúdica”.

Texto: Luiz Eduardo Cruz

Fotos: Cleomir Santos